Linearidade:
A linearidade multimédia pode ser compreendida como o facto de o utilizador somente receber a informação que é transmutada pelo computador, não conseguindo modificá-la nem decidir como a acção se estende.
Esta é a forma de aprendizagem mais usada, o docente lecciona e o aluno limita-se a acoitar a informação.
Vantagens:
A linearidade é muito mais objectiva, oferecendo ao utilizador somente o que ele necessita. Desta forma o utilizador recebe a informação pretendida de uma maneira mais apressada, não desperdiçando tempo com periféricos.
Desvantagens:
A linearidade torna-se bastante mais monótona para o utilizador do que a não-linearidade. Pode ainda ser mais custoso para o utilizador aprender a utilizar a linearidade pois não tendo interacção com o aparelho não lhe é tão simples aprender, estando demarcado a observar.
Não-Linearidade:
Existe não-linearidade multimédia sempre que o utilizador não está limitado a recolher as informações que o computador lhe remete, pode interagir com ele e deliberar o desenrolar da apresentação.
Vantagens:
A não-linearidade torna a aprendizagem mais simples para o utilizador, pois ele interage com o computador e com o que está a estudar. Sinteticamente “é a fazer que se aprende”.
Desvantagens:
Desvantagens:
Pode ser mais confuso para o utilizador interagir num meio não-linear, podendo “perder-se” no sistema, pela razão de ser ele que elege um de vários percursos que tem à sua disposição.
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