Conceito de multimédia/Tipos de média

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tecnologia Multimédia

Representação Digital

Com a representação digital é possível, utilizar programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de média.
Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos.


Tipos de sinal:

Analógico: Os sinais analógicos, são sinais contínuos que variam em função do tempo. 

- Na electrónica digital, a informação é convertida para bits, enquanto na electrónica analógica a informação é tratada ainda sem esta conversão.

- O instrumento analógico consiste num painel com uma escala e um ponteiro que desliza de forma a se verificar a posição deste sobre aquela. 

Exemplos: velocímetro analógico de ponteiros, um termómetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, um voltímetro analógico de ponteiros, é sinal analógico, lido de forma directa sem passar por qualquer descodificação complexa, pois as variáveis são observadas directamente.







Digital: Os sinais digitais, são sinais com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito.






Processamento de sinais analógicos

Se os sinais que circulam num computador ou os gerados por um teclado são digitais, o sinal que um microfone produz é analógico. Assim, para obter este sinal no computador há necessidade de digitalizá-lo, ou seja, convertê-lo para uma sequência de bits. A digitalização de um sinal analógico é composta pelas fases de amostragem, quantização e codificação.

Amostragem

A amostragem é o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos.
Como um sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contém um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.



Quantização

Depois de amostrado o sinal analógico, sob a forma de amostras é preciso quantizar ou quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta. O circuito electrónico que efectua esta conversão designa-se por conversor analógico-digital. Quantizar um sinal significa atribuir-lhe um determinado valor numa gama de níveis. Assim, por exemplo, um sinal com uma amplitude de 8,3 V poderia ser quantizado para um valor inteiro acima ou abaixo dele. Devido a este arredondamento, origina-se um erro de quantização resultante da diferença de amplitude entre o sinal quantizado e o sinal real.

Codificação

Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.
Os valores das amplitudes, depois de quantizados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1.













Sem comentários:

Enviar um comentário